Friday, May 05, 2006

Tiram-nos Saramago... Tiram-nos Tudo !




Saramago e as suas Histórias "Era uma vez um português, um francês e um inglês..."


2006 é um ano histórico para Portugal. E não nos estamos a referir ao facto de mais uma vez Portugal receber o famoso festival de batatas fritas, Rock in Rio. É pois o marcante ano em que pela primeira vez, José Saramago não actua na Queima das Fitas em 32 anos. Saramago, “português de osso mas argentino de alma, por causa dos tangos” como ele se descreve no seu best-seller autobiográfico “Diário de um Benfiquista”, tornou-se mundialmente famoso quando o seu livro “Anedotas de Alentejanos” destronou “As Palavras que nunca te direi” na final dos prémios MTV. Todos os anos Saramago fazia uma participação especial na terça-feira da Queima das Fitas do Porto, para divertir um pouco os estudantes, com as animadas peripécias das suas obras, tornando-se numa figura de culto deste importante evento. Este ano surpreendeu todos os seus fãs quando não apareceu mencionado no cartaz. Aos milhares de protestos que choveram sobre a organização do evento, esta responde que os tempos estão a mudar e os jovens põe de parte as obras de cariz mais filosófico, preferindo os livrinhos com letras bem gordas e grandes, capítulos piquenos , e capas com a Mona Lisa.
Resta-nos sonhar que no próximo ano Dan Brown venha ler uns capítulos d’”O Código da Vinci” para todos nos rirmos um bocadinho na já mítica terça-feira da Queima.


PS: Quereis conhecer a obra de Saramago??? Esta está disponivel na Fnac , no Continente e em K7 nas bombas de gasolina em versões cantadas pelo famoso Quim Gouveia.

1 comment:

Joana Saramago said...

Acho que o escritor merece um bocadinho mais de respeito.