Saturday, November 11, 2006

A voz da Juventude

Quem já assistiu a concertos cá em Portugal, sabe que muitos dos espectadores ao invés de aclamarem os músicos que então actuam com cânticos ou frases que demonstrariam a paixão pela banda e que tão habituados estamos a ver em gravações "live", gostam de gritar "Portugal, Portugal" ao bom estilo futebolístico durante as musicas, facto único neste país cada vez mais presente sobretudo em festivais como o Sudoeste , onde 90% do pessoal vai sem sequer saber o nome de quem actua, explicando este acto provinciano de muito mau gosto. Já muitos foram os artistas que se mostraram no mínimo indignados com esta atitude, chegando muitos a mostrar desprezo perante a demonstração desajustada de nacionalismo tacanho.

Fernando Fernandes,(mais conhecido como FF), também ele um jovem português, com muitos concertos já na carteira , e atento ao facto a que este drama podia também atingir o seu proprio show,decidiu colocar-se um passo à frente do publico, começando ele a entoar "Portugal!,Portugal"! No entanto, o jovem artista entusiasma-se, e inspirando-se nas actuações de Roberto e Rodrigo Leal, convida a assitência a juntar-se a ele no entoo do hino nacional, lançando-se assim na cruzada que é a educação desta nova fase da juventude, crescida durante a ressaca da "geração rasca", e que esquece os mais fulcrais pormenores culturais em prol de jogos da Playstation e filmes Pornográficos.



Freddy Mercury foi grande influencia na imagem e presença em palco do ex-actor de "Morangos com Açucar ", que transformou os seus concertos num verdadeiro Rock in Rio Cavado!

Através deste momento de empatia com o público, percebemos que a verdadeira missão do interprete de "O Meu Verão não Acabou" foi provar que a é a juventude, que unida como nesta canção, vai tirar o país deste fosso de lava e pô-lo a competir directamente com as grandes potências num “chart” que não o da melhor cozinha tradicional.
Ou então que "a cantar é que a gente se entende" e quem decora uma canção, também decora um livro de Meio Físico e Social, para um dia ser médico, professor, arquitecto ou astronauta! Ou simplesmente porque para cantar o hino não se tem de pagar "royalities" a ninguém, e esta era na opinião do artista, a melhor canção de domínio publico existente.

O certo é que neste tom, a voz da juventude faz-nos sorrir e prevê um futuro áureo de jovens empreendedores e dinâmicos, felizes por trabalharem, como que saídos de um poster de propaganda maoista.

O novo Cd/Dvd de FF ao vivo já está à venda nas melhores casas!

3 comments:

D. said...

isto parecia o quê?
bem, parecia um alegre comício do PNR!!! :)

Anonymous said...

Também é preciso ter em conta que este concerto parece ter sido realizado no dia de Portugal.

Rebel__Rebel said...

Ou no dia em que portugal jogou... sabes que cá isso é mais ou menos a mesma coisa :P