Monday, December 18, 2006

Som do Canto : O som do Galerão


O Mundo Lego tem o prazer de vir aqui divulgar a sua mais recente rubrica mensal. O “Som do Canto” vai trazer até você o que de melhor é feito por aí. Êxitos, grandes clássicos e musicas da vida de muita gente, mas também discos obscuros, lados B’s e raridades, tudo isto vai rodar no nosso leitor de cassetes, sendo postriormente dissecado até chegar aqui. A inaugurar este quadro apresentamos um disco que esperamos vir um dia a encontrar na tabela dos mais vendidos do Intermarché (os mosqueteiros).

O Verão já vai longe, e com ele o hype do Funk Carioca. A imagem das beach party refrescadas por caipirinhas, ao som das batidas Miami Bass parece uma imagem algo desenquadrada da época. Os popozões despidos deram lugar aos tapa-chuvas e a musica da Favela foi trocada por irritantes jingles natalícios, que põe qualquer um com vontade de recriar o massacre de Columbine no Mall mais próximo!
No entanto, e para mostrar que Verão é quando um homem quer (paralelamente ao conceito de FF em que o Verão não acaba) o Mundo Lego divulga aqui a colectânea do Dj Dennis, grande produtor de Funk Brasileiro, apesar de pouco conhecido por cá, que nos traz algumas das musicas que estão a causar sensação do outro lado do Atlântico.



A colectânea “O Som do Galerão” (não confundir com a rubrica “Som do Canto” do Mundo Lego) promete aquecer as mais frias noites de Inverno, bem como animar serões em família como disco de eleição para jogar o Jogo das cadeiras, agradando ao ouvido de todos. A capa depicta corpos de várias cores sem rosto num arranjo gráfico maravilhoso e inovador transmitindo ao ouvinte a mensagem universal que dançar boa musica não tem pré requisitos raciais, sexistas ou económicos.

Vários temas usufruem das maravilhas do vocoder contemporâneo popularizado pelos Effeil 65 e por um famoso Jingle futebolístico da TVI ,como o romântico tema de Lu Di Paula “fica comigo” (onde a cantora diz que o “homem” só a quer para “levar p’ra cama” esquecendo os carinhos e atenções que todas as mulheres apreciam), ou o energético “Hey Dj Aumenta o Som” de Myriam Martin (tema onde se sentem fortes influências de euro dance… quem disse que o funk carioca não era um estilo rico???)
É também possível escutar aqui músicas influenciadas pela condição socioeconómica que se vive no Brasil. Orkut onde Mc Darzienpan canta sobre as raparigas que pretende ver no “Hi5 Brasileiro” é um exemplo forte, demonstrando que por lá “todo o mundo” tem computador pessoal e conta no Orkut.
Dennis Dj apesar de claramente mostrar mais interesse pelos temas românticos, com uma lírica mais séria, não esqueceu claro o estilo que tornou o funk famoso. Os amantes dos temas brejeiros que se alegrem pois Anderson Leonardo não poupa criticas às mulheres no seu Melo da Galinha e Duda 2 D conta como gosta de brincar de Cavalinho com as garotas.

Esperamos que este disco figure no sapatinho de muita gente, que decerto não irá ficar descontente. E lembrem-se “Não vale dançar Homem com Homem”!

O som do Galerão pode ser ouvido aqui!

5 comments:

Anonymous said...

nossa... espero que este cd não seja uma das minhas prendas ou poderei entrar em coma... loool

howard_iz_cule said...

um live act do pennis, digo..dennis seria ainda mais overthetop que um videoclip dos Dio :D

Rebel__Rebel said...

Eu espero não entrar em coma com a quantidade de champagne/cognaque que vou beber antes de abrir as prendas (risos).

E sim ... brevemente teremos que divulgar aqui um videoclip dos Dio, e a dura verdade que se esconde por detrás deste. Aguardem!

Anonymous said...

Que lixo. O Brasil não vai pra frente por isso. Tanta coisa a ser discutida e uma cantorazinha que ninguém, repito, NINGUÉM conhece cantando suas frustrações de ser apenas um objeto a ser levado " pra cama" vou te contar...
É cada uma...
Funk é o lixo do lixo !

Lucas said...

Lu de quê ?? rssss