Tuesday, February 27, 2007

O Som do Canto: Programa Eurotops

A Alemanha sempre nos conseguiu surpreender com os gostos que as massas por lá apresentam em matéria musical. Artistas com André Rieu, David Hasselhoff, Vengaboys, Tiesto e Modern Talking, com os seus estilos tão distintos fazem as delícias do publico alemão, apresentando em comum apenas a qualidade duvidosa de suas obras. No entanto, se há estilo que vingou por terras arianas durante os anos 80 foi o ítalo disco. Originado em Itália (obviamente), este movimento preparava o som das pistas de dança para os anos 80, cobrindo-as de neons e sons analógicos. O programa Eurotops encarregou-se de divulgar muitas destas bandas, pondo a máquina creativa alemã a produzir também os seus próprios hits de ítalo. Este estilo também agitou a cena musical portuguesa da época, tendo sido sem duvida uma inspiração para artistas como Toy e José Malhoa, muitos dos quais então residentes na Alemanha, em seus trabalhos desta mágica década.


Ao invés de apresentar aqui nomes mais óbvios com Giorgio Moroder, o Som do Canto preferiu desenterrar hoje algumas músicas mais obscuras deste estilo, todas elas apresentadas no programa Eurotops.


Michael Cretu - Samurai



Michael Cretu e a sua banda são os típicos artistas de ítalo disco. A batida electrónica marcando o ritmo “dance”, o “low budget” da fotografia de chorar por mais , a lírica pobre e o estilo 80’s ultra exagerado estão todos presentes neste vídeo fazendo deste tipo de artistas um autentico “guilty pleasure”.

Michael Cretu casou-se mais tarde com a cantora Sandra , autora do ítalo-hit “Maria Madelena” (numa altura em que ainda não havia Código Dan Brown), tendo a forçado a dar voz erótica barata, às músicas do seu projecto “Enigma”, muito figurado no grande programa “Top +”.


Julian - Straight From My Heart



É obrigatório aqui apresentar Julian, pois as semelhanças entre este e os famosos embaixadores do ítalo “Modern Talking” são mais que muitas, levando até os mais atentos à confusão. Desde a imagem, passando pela voz abixanada até à temática da música, tudo nos traz à memória o famoso duo autor de “Brother Louie”.

O seu look afro pode ainda nos levar a crer estarmos sob a presença de uma espécie de “poor man’s Micheal Jackson”. Julian continuou a deixar crescer o cabelo e juntou-se depois à cantora Jessica formando os New Romance, banda que marcou presença no grande Eurotops.

Babaluga – My paradis



Ao contrário das demais bandas infantis, os Babaluga portavam-se como gente grande ao tocarem os seus próprios instrumentos, ajudando assim a abrir novas portas no mercado discográfico e agradando não só aos petizes como também aos seus pais, que não se importavam de por a cassete a tocar no leitor da sua carrinha volvo 240.

Os instrumentos do talentoso trio dão uma dinâmica ao vídeo, tornando este acto bastante mais interessante que os seus contemporâneos portugueses, os Onda de Choque. De notar que se esta se trata-se de uma banda portuguesa, sem duvida que os jovens músicos seriam vestidos pela “Cenoura”.

The best for the last - Silicon Dream - Andromeda



Quando este vídeo passou pela primeira vez na redacção do Mundo Lego nem quisémos acreditar no que vimos.

Silicon Dream consegue ir mais longe que qualquer um dos artistas aqui apresentados.
É de questionar se a editora dos Silicone Dream estaria mesmo interessada em vender algum disco. Possivelmente queriam guardar o stock, pois sabiam que 20 anos depois maluquinhos como nós iriam ficar fascinados ao ver este vídeo, estando muitos dispostos a pagar preços exorbitantes pelos discos no ebay. Sem dúvida uns visionários.

Fica aqui o conselho aos leitores que não deixem de ver os restantes videos dos Silicon Dream. Será, sem dúvida, tempo bem gasto.



EXTRA: Baby's Gang-"Challenger"



Como extra do artigo, e dedicado especialmente aos nossos queridos leitores, fica aqui este teledisco que viria 20 anos mais tarde a inspirar o vídeo “Call on Me” de Eric Pridz. A presença de vários pormenores fantáticos como o comic do Superman Imortalle, a Sweat Shirt com a Mafalda e a sempre saudosa rebelião estudantil, faz-nos ponderar se este vídeo não estará superior ao da Milf loira a fazer olhinhos ao cromo no ginásio.

2 comments:

Unknown said...
This comment has been removed by the author.
Munrra said...

Olá Amigo.
Muito legal seu post sobre Italo Disco, mas nenhum dos cantores mencionados cantam tocam ou produzem Italo Disco.
Quer falar um pouco de Italo Disco, fale sobre este cara:
http://www.discogs.com/artist/Mauro+Farina
Tudo o que vc disse é sobre Euro-Pop.
Entenda que todo Italo Disco é Euro, mas nem todo Euro é Italo Disco!!
Sidnei
Sidnei.rohden@gmail.com